Educação Ambiental

Segundo Pinto-Coelho, R.M. (2009), “reciclar é mobilizar”. Por acreditar firmemente no princípio acima, a Recoleo participa ativamente de vários projetos de “educação ambiental” em parcerias com escolas do ensino fundamental, ensino médio e mesmo com universidades e centros de pesquisa. Esses projetos visam atingir os seguintes objetivos gerais:

(a) conscientizar os cidadãos, principalmente através da juventude, de que é necessária uma rápida mudança de hábitos no sentido de aumentar a sustentabilidade de nossa sociedade;

(b) difundir as boas práticas da reciclagem ambiental (BPRC) nas escolas, supermercados, associações comunitárias, sindicatos e universidades;

(c) mobilizar a sociedade em geral para aderir aos programas regionais de coleta seletiva e reciclagem que Recoleo mantém em diversas regiões específicas de Minas Gerais e do Brasil;

(d) prover transparência nas ações da empresa demonstrando o caráter de empresa inovadora com grande aderência à nova ética ambiental e empresarial que a nova economia da sustentabilidade prevista nas metas do milênio da UNESCO requer.

Esses objetivos são atingidos através de projetos específicos que são desenvolvidos pela empresa com o apoio de prefeituras, associações de bairro e mesmo outras empresas.

Os projetos, por sua vez, trabalham dentro de metas muito específicas:

(a) Identificar, montar e dar manutenção a uma rede de ecopontos de recepção de materiais recicláveis. Esses ecopontos são administrados, em geral, pelas empresas responsáveis pela gestão do terreno onde se encontram em estreito contato com várias empresas de reciclagem tais como a Recoleo;

(b) Realizar amplas campanhas de conscientização voltadas para diferentes tipos de público-alvo tais como donas de casa de um determinado bairro ou pequena cidade, associações comunitárias, igrejas, etc. Essas campanhas envolvem ações de capacitação de tutores ambientais, treinamento de docentes, releases na mídia, entrevistas, palestras, vídeos e vários tipos de ações de campo (dias de campo) onde o público-alvo é diretamente acessado através de cartazes, folders e outras ferramentas especificamente desenhadas para tais ações.

c) Identificar, conceder treinamento e dar suporte a candidatos a franquias regionais. O sucesso na captação de franqueados tem um de seus pilares na identificação de parceiros regionais com forte vínculo regional e dotados de um perfil característico que a empresa já identificou precisamente.

PREFEITURAS

A Recoleo desenvolveu um “pacote” de serviços que podem ser executados em conjunto com as secretarias de meio ambiente e de educação das prefeituras interessadas. Esse pacote visa a implantação da coleta seletiva do óleo de cozinha em pequenos e médios municípios. Os serviços visam a atingir todos os objetivos acima assinalados.

A empresa conta com um bom suporte de material didático que inclui folders, cartazes, cartilhas, vídeos e o livro “Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil”, de autoria do professor da UFMG, Dr. Ricardo Motta Pinto Coelho.

Dentro dos serviços propostos estão incluídos programas de capacitação de docentes, treinamento de tutores, e diversas propostas que certamente irão atrair os prefeitos que desejam melhorar a performance de sustentabilidade de seus municípios rapidamente. Assim, a diretora da empresa, Nivia Freitas, sentir-se-á honrada em fazer ela mesma uma visita técnica, usualmente, acompanhada do professor Ricardo Motta Pinto Coelho a cada um dos municípios interessados para uma apresentação do nosso programa.

R. Flor da Paixão, 35 - Jardim Alvorada - Belo Horizonte/MG
Fone: (31) 3418-5790 / 0800 031 3418 -contato@recoleo.com.br
©2017. Recóleo. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Italic